quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Perdido na Casa Maluca
Eu conheci o Andy Kaufman no filme Man on the Moon do Milos Forman, fui assistir o filme por causa do Jim Carrey que como o conteúdo do filme na época eu gostava, mas não tinha maturidade pra indentificar sua importância artística. Do Jim Carrey eu falo em outro post esse é pro Andy. A algum tempo atrás eu revi o filme e decidi ir mais a fundo no que diz respeito aos feitos desse gênio louco com o qual tanto me admirei. O Andy Kaufman talvez tenha sido o cara que sozinho mais experimentou e revelou os recursos disponibilizados pelo show business nos EUA, suas performances expunham as entranhas do segmento em inúmeros níveis e formas, na metalinguagem, no questionamento moral, no jogo de influências e na funcionalidade. Sua história pessoal é menos romântica do que o modo que foi colocada na película, e muito mais angustiante. A quem diz que o Andy Kaufman foi o ultimo artista dadaísta, e que nem ele ao certo tinha domínio sobre suas performances. Eu concordo, e é triste saber que ele nunca vai pro quadro acadêmico de nenhuma universidade de arte. Aconselho que assistam os vídeos que estou postando e procurem entender mais o que ele fazia. (Clicando na imagem tem um link para um site bem completo sobre ele)
Marcadores:
arte,
cultura alternativa,
showbusiness
De Niro Professor
Toda vez que vejo Táxi Driver eu me impressiono com a fluência do De Niro diante das câmeras, pela quantidade de filmes e tempo de carreira, hoje a maioria dos atentos a isso enxergam ele mais como um parente ou um conhecido no qual o mito de certa forma se sobrepõe à técnica. Nos filmes mais antigos que vemos o ator como o Corleone, o touro indomável ou mesmo o Travis Bickle conseguimos ver o quão intensa é a arte de um simples ator de Little Italy que transformou o cinema experimentando ao lado de alguns amigos do bairro, é legal vermos as coisas por esse ângulo, com um certo estranhamento e não nos deixarmos influenciar por estatuetas ou críticas de mérito social. Por mais que nesse vídeo ele já tivesse uma fama absurda, é extremamente claro o ponto o qual estou procurando expor. De Stanislavski a Pirandello acho que essa é a mais simples e completa explicação sobre o ofício do ator. Esse bichinho vermelho é o Elmo da Vila Sésamo, ele é foda támbem rs.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Memória Distante
Esse é um programa que eu via na minha infância e persistiu em memórias remotas por muito tempo. Da ultima vez que a imagem desse bichinho verde veio na minha cabeça a internet já era essa fonte de pesquisa extremamente eficaz que é hoje. Resultado, googuei “stop motion green clay character” e voltei a conhecer esse velho amiguinho. Geralmente eu confio nas minhas lembranças e principalmente quando elas são bem embaçadas, na maioria das vezes é algo bom que na época eu não sabia o por que. Esse Gumby é um show bem bizarro, tem uma linguagem extremamente caseira e narrativas surrealistas. Postei esse episódio em especial por que na minha opinião mostra bem essa bizarrice toda. Com vocês Gumby na Lua com direito a cenas de confronto com formas geométricas e hipotermia em crateras. (cliquem na imagem para ver o vídeo)
Marcadores:
cultura alternativa,
curtas,
trash
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Jack the Ripper
Eu não sou pró-assassinos psicopatas, mas é inegável que o tema foi absorvido pela cultura pop de maneira extremamente válida. Narrativas em diversas mídias se utilizam dos assassinos em série pra instigar horror, suspense ou mesmo uma análise da mente humana. Quem começou isso tudo foi o famigerado Jack Estripador, ele não foi o primeiro serial killer nem o maior, mas como o proprio descreveu em uma de suas cartas, ele era a voz do século que estava por vir. Estudar o caso de Jack é estudar o comportamento marginal, as relações étnicas e sociais, o jornalismo sensacionalista e diversos outros fatores que presenciamos de maneira intensa atualmente. É esse o porque da postagem, um site que expõem uma coleção completa de arquivos sobre o maníaco e diversas referencias sobre o assunto. (Click na imagem e não se influenciem rs.)
Ahhhhhh
tem mais lixo completamente ausente de sentido flutuando na net do que envolta de estação espacial russa. Esse negócio eu achei em um site de jogos (www.minijuegos.com) a uns anos e até hoje não descobri a utilidade. Talvez seja como a vida um milagre sem sentido (nem fudendo). Atenção ao bacon dançante e à colher enfiada no cérebro do ET. (clique a imagem e confira)
O Templo de Adoração dos Gorilas de Quatro Cores
Esse cara do próximo post é bem curioso, fanático por gorilas. A capacidade da internet de por a publico o que diferentes pessoas fazem com seus diferentes tempos livres e suas diferentes obsessões é uma qualidade que realmente vale a pena prestar alguma atenção. Nesse site por exemplo, por mais que o mote principal seja uma coleção de capas de gorilas manifestadas nas mais variadas embalagens de livros e gibis. Ela nos trás também um quadro geral da evolução ou variação estética através dos tempos. Não fucei o site o suficiente pra achar o nome do criador, acho que nem é mencionado pra falar a verdade mas ele denomina o lugar como O Templo de Adoração dos Gorilas de Quatro Cores, alusão ao cyan, magenta, amarelo e preto (sinal de que o cara usa esse tema non-sense justamente para a abordagem gráfica). Click na imagem para enlouquecer.
Ahhhhh
tem mais lixo completamente ausente de sentido flutuando na net do que envolta de estação espacial russa. Esse negócio eu achei em um site de jogos (www.minijuegos.com) a uns anos e até hoje não descobri a utilidade. Talvez seja como a vida um milagre sem sentido (nem fudendo). Atenção ao bacon dançante e à colher enfiada no cérebro do ET. (clique a imagem e confira)
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Paper Boy Happening - Mega 64
A muito tempo descobri esse vídeo que achei genial, é uma performance baseada no jogo de nintendo 8 bits intitulado Paper Boy (foto). O feito é mérito de um grupo que se denomina de Mega 64, nome que expressa um pouco a linha de trabalho dos caras. Referencia clara ao Mega Drive, vídeo-game chave da Sega na década de 90 e ao nintendo 64 console de sua principal concorrente. Dois opostos improváveis juntos, como a arte performática e a cultura pop digital. A baixo o vídeo de registro do happening seguido do link para o site oficial (lá existem mais performances registradas, mas nenhuma supera esta).
Link:
http://www.mega64.com/
Marcadores:
cultura alternativa,
games,
intervenção
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Pôsteres Poloneses para Filmes Ocidentais
O leste europeu tem milhares de qualidades que provam seu poder intelectual. Um ótimo exemplo disso são todas as vanguardas e pensamentos artísticos revolucionários na arte que saíram desta região durante toda a história. A visão comunicacional corresponde diretamente com a cultura de qualquer nicho, nesse post procurei mostrar um pouco disso de uma maneira bem ilustrativa. É uma coleção de pôsteres de filmes ocidentais refeitos por poloneses para a distribuição em seu pais, as releituras são extremamente características e o resultado é bem interessante. Vale a pena também fuçar mais o site a procura de mais referencias da arte gráfica do país não tão especificamente neste sentido. (clique na imagem para ver o site)
A Noiva
Eu estou na minha sexta postagem e percebo que o blog já está desenvolvendo naturalmente uma linha funcional, dessa vez vou agregar mais dois estilos de posts, que espero poder sustentar ao longo do tempo. O primeiro tipo será alguma imagem que pra mim se enquadra em um conceito que denomino de haicai fotográfico (haicais são aqueles poemas curtos de mínimas palavras que sugerem ao leitor a emersão em uma atmosfera viva de proporções imensas), eu tenho aqui nos meus arquivos centenas de fotos que infelizmente não tenho a mínima idéia de onde vieram, então porfavor se alguém tiver mais informações não pensem duas vezes para me comunicarem sobre as referências e eu as colocarei imediatamente. O segundo tipo será uma bateria de vídeos aleatórios que acho cabíveis no intuito que venho tecendo para o site. Abaixo a imagem e acima os vídeos.
HF01
HF01
Marcadores:
haicais fotográficos,
imagens,
sobre o blog
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Cyriak Crazy Genious
Depois que peguei internet rápida aqui eu vejo youtube que nem TV, zapiando por canais infinitos é comum eu me deparar com coisas incríveis que eu não sei muito bem descrever. São vídeos experimentais que se formaram a partir da linguagem da própria net e acabam trazendo coisas novas, interessantes e até poéticas. Esse é o caso dessa postagem, uma edição de vários vídeos de um artista áudio-visual chamado Cyriak. O cara tem muito disso, música em midi, linguagem visual de gif animado e humor surreal. Além do próprio nome do sujeito que é um pseudônimo bem ao estilo blogueiro. Abaixo, o link pro Myspace dele(tem umas músicas fudidas), o site oficial e o vídeo.
Links:
http://www.myspace.com/cyriaksmusic
http://www.cyriak.co.uk/index.html
Video-Game
Vídeo-game foi uma coisa pela qual sempre me interessei e quem tem por volta de duas décadas de vida e o mínimo de senso estético sabe que esses jogos eletrônicos significam muito mais do que mero entretenimento juvenil. Para provar isso coloco aqui dois links. O primeiro é para o site da Pixeljam que reúne um grupo de artistas e programadores que exercitam a linguagem retrô dos vídeo-games de forma maravilhosa. Recomendo que entrem na exposição de arte e que baixem o jogo Gamma Bros. que é um belo exemplo da captação e releitura dessa linguagem. O segundo link traz um documentário da Discovery Channel já dublado separado em partes que na minha opinião revela muito bem toda a densidade do conceito. Eu acho que vale a pena vocês quebrarem o preconceito e perderem algumas horas da vida de vocês adquirindo esse tipo de conhecimento.
Links:
http://www.pixeljam.com/
Marcadores:
arte,
documentário,
games,
pixel art
Natalia Fabia
Nesse post duas incríveis fontes de conhecimento, o Myspace, onde vira e mexe perco algumas horas vendo as ótimas e novas tendências da arte pop e a chamada Erotic Art que revela algumas grandes mentes ofuscadas tanto pela moral quadrada ou por um de seus opostos e igualmente sujo, o mercado do sexo.
Aqui eu coloco a referencia da artista que se denomina “painter of hookers” pintora das putas. Natalia Fábia, pelo o que tudo indica já trabalhou no ramo, ou ainda trabalha e possui um incrível senso estético e técnico para pintura e desenho. (Clique na imagem pra ver o site)
Link para o myspace:
http://www.myspace.com/nataliafabia (recomendo que se cadastrem no Myspace, tem muita coisa boa)
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
биологии
Eu tive a oportunidade (ruim) de trabalhar ilustrando livros didáticos por um bom tempo. O que eu posso dizer sobre isso é que na maioria das vezes os editores ou sei lá quem manda nisso tudo são um bando de retrógrados babacas que só conseguem conceber livros que não tem outra função além de fazer os estudantes dormirem... Ou quando o planeta terra tem sorte nasce um gênio que faz uma coisa dessas...
Eu sou fã de intervenções, primitivismo e improviso e tem um russo maluco que chutou o pau nesse aspecto. (clique na imagem para o site)
I Love To Singa
Queria inaugurar o blog com alguma coisa que mostrasse bem o estilo de postagens que vocês encontrariam aqui. Mas acho que seria impossível, por que nem eu sei ao certo o que vou postar amanhã, ou se vou postar amanhã. Vou começar com esse vídeo do youtube que foi um desses milagres da internet, que me deu a oportunidade de rever esse desenho animado antigo que assisti na tv na adolescência e achei que nunca mais veria, e hoje graças à internet eu posso ver quantas vezes quiser. Talvez seja isso que eu queira passar com o blog, trazer a tona essas coisas estranhas e às vezes escondidas que cai na rede sei lá como e de certa forma acrescentam à cultura pop e ao estudo da comunicação. Na maioria das vezes tentarei explicar por que essas “coisas” foram destacadas por mim ao ponto de colocá-las aqui. Espero que gostem...
I Love To Singa:
Esse curta animado foi lançado na década de trinta em uma série de animações distribuída pela Warner Bros. chamada Merrie Melodies (provavelmente muitos dos desenhos que vocês assistiram na infância que passavam muito esporadicamente e não tinham personagens fixos vieram daí) vendo o logo no começo do desenho, se vocês tiverem boa memória vão reconhecer. A maioria dos episódios foram dirigidos pelo Tex Avery que foi o artista que inventou os olhos esbugalhados e as bigornas cadentes nos desenhos animados... O cara, na infância, pulava os muros dos estúdios de Hollywood pra ver o Charles Chaplin filmar, explica muito a expressão encontrada nos desenhos dele.
O Curta abaixo foi inspirado pela musica homônima interpretada por Al Jolson e mostra quase uma biografia do artista encenada por corujas. É incrível por que mostra muito dos conceitos da época e é um belo exemplo desses curtas animados feitos para cinema, para adultos, colocando de forma muito descente a cultura marginal da época.
I Love To Singa:
Esse curta animado foi lançado na década de trinta em uma série de animações distribuída pela Warner Bros. chamada Merrie Melodies (provavelmente muitos dos desenhos que vocês assistiram na infância que passavam muito esporadicamente e não tinham personagens fixos vieram daí) vendo o logo no começo do desenho, se vocês tiverem boa memória vão reconhecer. A maioria dos episódios foram dirigidos pelo Tex Avery que foi o artista que inventou os olhos esbugalhados e as bigornas cadentes nos desenhos animados... O cara, na infância, pulava os muros dos estúdios de Hollywood pra ver o Charles Chaplin filmar, explica muito a expressão encontrada nos desenhos dele.
O Curta abaixo foi inspirado pela musica homônima interpretada por Al Jolson e mostra quase uma biografia do artista encenada por corujas. É incrível por que mostra muito dos conceitos da época e é um belo exemplo desses curtas animados feitos para cinema, para adultos, colocando de forma muito descente a cultura marginal da época.
Marcadores:
cultura alternativa,
curtas,
sobre o blog
Assinar:
Postagens (Atom)